Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2014

Poesia

Um livro inesquecível. Alguns versos: "Ó grande mar atlântico, desculpa! Cuspi à tua beira três sonetos. Sim, mas cuspi-os sobre a minha culpa." (p. 41) " Como todos não creio no que creio. Talvez possa morrer por esse ideal. Mas, enquanto não morro, falo e leio" (p.76) " Há saudades nas pernas e nos braços." (p.401) O poema de Fernando Pessoa que eu  mais recito na Rádio Cultura diz assim: " Mandei fazer um relógio, das patas de um caranguejo, só para marcar as horas, e os minutos que eu não te vejo"

Era uma vez...

Já contei na Rádio Cultura e os ouvintes adoraram. Resumindo: Um homem (ou poderia ser uma mulher) caminhava na direção de uma fonte no deserto.   Ele se sentia perdido,    não tinha mais forças para andar. As  dunas, nas suas formas transitórias, não são referências para indicar a direção a seguir. O homem já não podia andar, caiu.  Do chão, ele fez um desafio a si mesmo: Aposto que eu ainda consig o subir naquela duna mais alta ali adiante! Reuniu forças, cambaleou, caminhou, caindo mais 5 vezes e levantando com o olhar na direção do último objetivo, que finalmente atingiu. Lá do alto, ele teve duas surpresas:  1) Avistou a fonte de água limpa que tanto procurava. 2) Explicavelmente, reuniu forças para correr como um atleta descansado, na direção da água viva que tanto precisava...!

Era uma vez... A PIPA E A FLOR - Rubem Alves

Poucas pessoas conseguiram definir tão bem os caminhos do amor como Rubem Alves, numa fábula surpreendente, cujos personagens são: uma pipa e uma flor. A história começa com algumas considerações de um personagem que deduzimos ser um velho sábio. Ele observa algumas pipas presas aos fios elétricos e aos galhos das árvores e afirma que é triste vê-las assim, porque as pipas foram feitas para voar. Acrescenta que as pessoas também precisam ter uma pipa solta dentro delas para serem boas. Mas aponta um fator contraditório: para voar, a pipa tem que estar presa numa linha e a outra ponta da linha precisa estar segura na mão de alguém. Poder-se-ia pensar que, cortando a linha, a pipa pudesse voar mais alto, mas não é assim que acontece. Se a linha for cortada, a pipa começa a cair. Em seguida, ele narra a história de um menino que confeccionou uma pipa. Ele estava tão feliz, que desenhou nela um sorriso. Todos os dias, ele empinava a pipa alegremente. A pipa também se sentia f