quarta-feira, 11 de maio de 2011

Drogas & Drogas

ÓXI - Cloridrato de cocaína, querosene, cal virgem, ácido sulfúrico e outros. Coitado de quem usar - (By Laboratório de Químicos produtores de drogas)

POÇÃO DE ENCANTAMENTO – Bigode de gato preto, asa de morcego, unha de corvo e chá passado em calcinha usada por três dias. Quem beber ficará apaixonado.
(By Livro de Poções do imaginário das Magas das revistas de Walt Disney)

Brincadeiras a parte, mas as duas receitas contrastam diferentes realidades: a tragédia das drogas e a milenar ânsia humana de alterar o seu estado de expansão da consciência para a felicidade de amar e ser amado.

Tal como o crack ( nome que se origina pelo barulho que se ouve quando a perda é queimada), o óxi ( deriva de oxidação), também é uma pedra.
Ambas são produzidas de sobras e restos de material de laboratório de produção de drogas. São “ baratas”, preços populares.
Segundo informações veiculadas na mídia, uma pedra de Óxi custa 2,00 reais.

A primeira receita vicia e pode matar em um mês. Da segunda ainda não se tem notícia mas, nas revistas de quadrinhos Maga Patalógica nunca conseguiu encantar o Tio Patinhas e se apoderar da sua moeda da sorte, a número UM.

A primeira receita faz com que o usuário vá direto à ação: roube o pai, a mãe e até a vovozinha mais doce do mundo para usar o dinheiro pra comprar drogas.
A segunda fica apenas no mundo da imaginação.

Existe contudo, uma droga mais poderosa ainda. A nossa indiferença diante do problema que é de saúde pública e exige de todos os segmentos da sociedade organizada uma imediata mobilização para salvar a nossa juventude.

(Trabalhei 8 anos como voluntário na Recuperação e Prevenção da Dependência Química, especialmenmte com jovens drogaditos. Pensei que já tivesse visto tudo sobre drogas quando fiz o curso de Capacitação em Dependência Química na PUC-RS - em 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário