domingo, 6 de fevereiro de 2011

Limite e autocontrole na infância, sucesso na vida adulta

O resultado de uma  longa pesquisa, publicada recentemente indica que crianças capazes de tolerar frustrações e esperar por sua vez têm mais chances de ser bem-sucedidas quando maiores
Pesquisadores analisaram dados de cerca de 1.000 crianças neozelandesas nascidas nos anos de 1972 e 1973 e acompanhadas até os 32 anos de idade. O autocontrole dos participantes do estudo foi medido em diversos pontos da vida,
Crianças que apresentam maior autocontrole aos 3 anos de idade se tornam adultos mais saudáveis e bem sucedidos. Por outro lado, aquelas que apresentam menor autocontrole são mais propensas a abandonar a escola, infringir a lei e ter problemas financeiros, concluíram os autores do estudo.
Outro dado que se destaca, publicado on line  no “Proceedings of the National Academy of Sciences”, crianças com alto QI e de famílias mais favorecidas em termos socioeconômicos se mostraram mais propensas a ter mais autocontrole.
A palavra chave para uma criança ter autocontrole na fase adulta é saber  o sentido da palavra LIMITE na infância.
“Todos nós usamos nosso autocontrole todos os dias, mas algumas pessoas têm mais habilidade que outras”, disse Terrie Moffitt, professora de psicologia e neurociência da Duke University e principal autora do estudo.

Um comentário:

  1. Muito Bem!
    Com certeza, determinar limites na fase da formação da personalidade, é fundamental ao individuo que passa a refletir seus valores, direitos e obrigações sociais.

    ResponderExcluir