quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Otimização da Memória no Envelhecimento

Participei com muita alegria do lançamento do livro.

Otimização da Memória no Envelhecimento  - Oficinas Pedagógicas
Autoras: Maria Celina da Silva Crema / Raquel Quadros Seiffert
A memória é uma das mais importantes funções cognitivas e afeta ao envelhecimento, porém possui plasticidade que é a capacidade de se adaptar.
Muitos dos receios que os idosos manifestam em relação a falhas de memória podem ser dirimidos com informações e atitudes de como a memória funciona e como melhorar seu desempenho.
O conhecimento sobre o seu funcionamento pode contribuir para a confiança, auto-estima e independência do idoso.
Para a teoria de otimização seletiva com compensação, na velhice é possível otimizar e preservar a memória praticando-se estratégias compensatórias externas e internas.
Um dos fundamentos do NETI de que o ser humano tem a capacidade de aprender durante toda a vida, pode ser identificado nos propósitos deste livro.
O gerenciamento do estilo de vida, da prevenção da saúde e da otimização da memória, atuam como componentes do processo educativo a ser realizado permanentemente.
“Este livro reúne, organiza, analisa e sistematiza os resultados dos estudos, das práxis e das atividades e oficinas pedagógicas sobre envelhecimento e memória realizados a partir do Grupo de Estudos de Envelhecimento e Memória − GEEM do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI / UFSC) e também, valendo-se da pedagogia da pergunta, traduz os questionamentos mais comuns sobre memória e envelhecimento, oferecendo respostas embasadas para tal.”
Foi  um privilégio conviver com as autoras no Grupo de Estudos da Memória do NETI/UFSC durante 3 anos, estudando os mecanismos da memória humana no envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário