terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desenvolvendo ideias

Escola é...

Pensar educação é pensar o ser humano, a vida, numa leitura da realidade local, do bar da esquina, do vizinho do condomínio, dos diálogos internos: eu, o outro, o grupo, a sociedade e as relações com o planeta.
Viver educação é interagir na sociedade, dialogar, escutar o outro, desenvolver modelos críticos, descartar modelos velhos e criar espaços para os novos.
Nesse ambiente se desenvolve a educação, em múltiplos espaços, dentro e fora da Escola do bairro.
A escola formal, com suas diretrizes pedagógicas (e políticas), planos de ensino, conteúdos pedagógicos, professores, pedagogos, são o rio e os mares que integram as maravilhas de ensinar a fazer, ensinar a conhecer, ensinar a conviver, para alcançar a plenitude de ensinar a ser, expressar nas dimensões complexas do ser humano, sua capacidade permanente de aprender em qualquer idade.

Um comentário:

  1. Parabéns saudoso "escamoso" Julião Gugu!

    A educação é algo primordial hj em nosso cotidiano. A educação está e, todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Assim não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é seu único agente. Existe a educação de cada categoria de sujeitos de um povo;ela existe em cada povo,ou entre povos que se encontram.
    A educação participa do processo de produção de crenças e idéias,de qualificações e especilaidades que envolvem as trocas de símbolos,bens e poderes que,em conjunto,constroem tipos de sociedades.

    Forte abraço DJ GILBERTO SILVA!

    ResponderExcluir