domingo, 25 de outubro de 2009

Arte como oportunidade de cidadania e inclusão social

Acredito estar nas Artes a grande oportunidade de transformação do ser humano, principalmente aos que moram nas periferias das capitais.
Música, dança, literatura, pintura, escultura, teatro e cinema, aliado ao esporte são os elementos indispensáveis para crianças e adolescentes como atividade complementar para uma boa formação de cidadania.
Já existem experiências modelos em Florianópolis, FUCAS no Morro da Caixa, Lar Fabiano e posso até citar um experiência pessoal lá no Monte Cristo onde ministrei aulas de Informática e Cidadania. Desde 2008 o projeto de Balé Clássico para crianças está em andamento, graças ao trabalho voluntário da Professora Amara Martino.

Tive uma grata surpresa na 8a SEPEX. Encontrei meus pequenos atores e atrizes de teatro, que participaram da peça "O Contador de histórias e a árvore dos sapatos", espetáculo apresentado no teatro da UBRO, nos dias 26 e 27 de setembro 2009.

- Olha o professor de teatro! - falou uma menina, apontando para mim. Fomos pra foto!
Ana Beatriz,Luiz Gustavo,Antonio Junior,Roberta e Danielle também fazem aulas de Balé lá no Morro da Mariquinha, onde residem.

Praticam cidadania através do PROJETO NÃO ME LIXO - RECICLO CONCEITOS, FAÇO ARTE, PROMOVO SAÚDE.

Um comentário:

  1. Poderia ser elaborado um projeto de inclusão social através das artes e da cultura para a reinserção social dos dependentes químicos que terminam o tratamento em Comunidades Terapêuticvas e até mesmo durante o tratamento para atividades lúdico terapêuticas. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho. Gostarímaos de tê-los como parceiros em nosso projeto.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir