Pular para o conteúdo principal

Oficina de Roteiro Cinematográfico em Florianópolis

O Projeto Agenda Cultural 2009 do Museu Victor Meirelles promoveu, nos dias 28 e 29 de setembro, a oficina “Três filmes, três roteiros”, com o diretor e roteirista Tabajara Ruas.


A atividade teve por objetivo oferecer os princípios básicos do roteiro cinematográfico e fornecer ao público a possibilidade de construção de suas próprias narrativas. A oficina foi ministrada em dois períodos vespertinos, com a seguinte programação:
1º período (28 de setembro).
1. A questão do roteiro
2. A poética de Aristóteles: conceitos de épico, lírico e dramático.
3. A composição do texto dramático: ação e conflito. Situações dramáticas. Composição dos atos.
4. A adaptação cinematográfica de "Netto perde sua alma".


2º período (29 de setembro)

1. Gêneros dramáticos: tragédia e melodrama, comédia e farsa.
2. Construção de personagens: arquétipos.
3. A escrita do roteiro de "Netto e o domador de cavalos".
4. O roteiro para documentário “Brizola".

Sobre o ministrante:


Tabajara Ruas (1942) é escritor, roteirista e cineasta. Cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 1971 e 1981 ficou exilado no Uruguai, no Chile, na Argentina, na Dinamarca, em São Tomé e Príncipe e em Portugal. Em 1999, co-redigiu com Beto Souza, roteirizou e produziu o longa-metragem “Neto perde sua alma”, baseado em seu livro homônimo.Entre 2002 e 2003 foi consultor especial da Rede Globo para a produção da minissérie “A casa das sete mulheres”. Em 2008, concluiu o seu segundo longa-metragem, “Netto e o domador de cavalos”.

Público presente: Atores, Diretores, Produtores. Escritores, Professores, Jornalistas, Psicanalistas. Estudantes de Cinema da Unisul e UFSC, Fotógrafos e Educadoras.
Durante a Oficina estudamos os principais Paradigmas do Cinema, na visão dos seguintes Roteiristas:
Syd Field, autor do “Manual do Roteiro”; Joseph Cambell, Antropólogo que estudou os Mitos entre várias culturas indígenas,autor do livro “O homem das mil faces” e Christopher Vogler , roteirista de Hollywood, que ficou famoso por ter escrito o "memorando The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas), como um guia interno para os roteiristas dos estúdios Walt Disney.
Aproveitei a oportunidade e escrevi o roteiro de um curta que espero produzir em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ 2020 - NA ARTE DE VIVER

Era uma vez... A Arte de Aprender com as Dificuldades Uma fábula indiana conta que há milhares de anos vivia em um templo abandonado uma cobra venenosa. Seu nome era Naga. Embora tivesse em geral um comportamento adequado, a cobra despertava terror nos habitantes da aldeia próxima porque - quando incomodada - atacava as pessoas. Certo dia apareceu no local um sábio desconhecido. Sentou-se junto ao templo e chamou Naga para uma conversa. Disse-lhe que a vida inteira é uma escola espiritual e aprendemos o tempo todo, mesmo quando não temos consciência disso. “O aprendizado é muito mais rápido - e mais difícil - quando fazemos um esforço consciente por iniciativa própria”, acrescentou. A consciência de Naga se expandiu. O animal viu a luz da sabedoria, e disse que iria trilhar o caminho do esforço consciente. O instrutor mencionou então duas condições básicas para esse tipo de aprendizado. “O primeiro passo é o autocontrole”, disse ele. “O processo sagrado começa à medida que...

A árvore dos sapatos *

 A árvore dos sapatos   (Do livro Contador de História, Julião Goulart, Editora UFSC 2009, p.22)  História de Mia Couto que transformei em roteiro para  teatro  " O contador de histórias e a árvore dos sapatos" ,  peça que foi encenada em três temporadas, 2009,2010 e 2011, nos teatros da UBRO, UFSC, UDESC e TAC, recontada abaixo: "Muito longe daqui, no Sul da África, não muito tempo atrás, vivia uma tribo que não usava sapatos. Pra quê sapatos? Se a areia era macia, a grama também. Mas às vezes as pessoas tinham que ir à cidade. Para resolver um assunto, um negócio de cartório, hospital, ou receber dinheiro ou até mesmo ir a uma festa. Aí eles precisavam de sapatos, e era um tal de pedir emprestado, que nunca dava certo. Foi aí que o velho mais velho da vila que, como tantas vezes acontece, era também o mais sábio   resolveu o problema. Ele abriu uma tenda de aluguel de sapatos bem na entrada da vila. Instalou-se à sombra de uma gran...

Os quatro inimigos

- Um homem de conhecimento - disse Don Juan - é aquele que seguiu honestamente as dificuldades da aprendizagem; um homem que sem se precipitar ou hesitar, foi tão longe quanto pôde para desvendar os segredos da sabedoria. - O que é preciso para se tornar um homem de conhecimento? - O homem tem que desafiar e vencer seus quatro inimigos naturais. Um homem pode chamar-se um homem de conhecimento somente se for capaz de vencer seus quatro inimigos. - Mas há algum requisito especial que o homem tenha de atender antes de lutar contra esses inimigos? - Não. Qualquer pessoa pode tornar-se um homem de conhecimento; muitos poucos o conseguem realmente, mas isto é natural. Os inimigos que um indivíduo encontra no caminho do saber para tornar-se um homem de conhecimento são realmente formidáveis; a maioria dos homens sucumbe a eles... Quando eu estava me preparando para partir, tornei a lhe perguntar acerca dos inimigos do homem de conhecimento. Argumentei que ia passar algum tempo sem voltar, e ...