Pular para o conteúdo principal

Nossos animais interiores

Quem não lembra de ter ouvido expressões como: "fulano deu com os burros n´água", "ele é teimoso como uma mula", "cuidado que ele tem lado para montar" ou é manso como um cordeirinho?
Algumas vezes agimos como uma cobra, ficamos ariscos e escondidos como uma onça, rugimos como um leão ou comemos como uma hiena.
Às vezes, até agimos igual a animais ruminantes que mastigam continuamente os rancores e mágoas do passado.
Os nosso animais interiores precisam ser salvos do dilúvio do inconsciente, que simbolicamente, significa tomar consciência da realidade que nos cerca, do meio ambiente interior, dos nossos limites na busca eterna do autoconhecimento; de aprender a dialogar com as dores e sofrimentos do corpo e do espírito, visando atingir uma relação terapêutica com a nossa animalidade, numa ecologia espiritual paradisíaca e harmônica para bem viver a maravilha da vida plena e em abundância.
Podemos até dizer que simbolicamente cada ser humano é uma espécie de arca de Noé, carregada de animais com seus instintos selvagens e primitivos.
O inconsciente coletivo, teoria defendida por Carl G. Jung, é a herança psíquica que todo ser humano recebe em sua constituição. Um reservatório de imagens latentes, primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. Cada uma destas predisposições é chamada de arquétipo.
Os arquétipos presentes no inconsciente coletivo são universais e idênticos em todos os indivíduos. Estes se manifestam simbolicamente em religiões, mitos, contos de fadas e fantasias, onde alguns deles podem ser representados por animais.
Os cães, por exemplo, são conhecidos universalmente pela fidelidade. Numa transposição para o comportamento humano, podemos afirmar que a maior prova de amor é a fidelidade.
Os gatos, que já foram tratados até como divindades no antigo Egito, passam as lições de como afugentar o estresse quando se espreguiçam demoradamente, da meditação, da serenidade e até de meiguice quando recolhem as unhas para nos acariciar.
Os cavalos, ao longo da história humana, foram eternos companheiros dos campos de batalha, onde muitos tombaram juntos com seus cavaleiros. Representam a força, companheirismo e a harmonia.
Graças ao movimento sincopado e tridimensional de suas patas, os cavalos são amplamente empregados, no ramo terapêutico chamado equoterapia, na recuperação de pessoas com necessidades especiais, com deficiências de coordenação motora.
O bode, na tradição judaica, representa o ouvido que escuta em silêncio a intimidade do confidente que confessa suas angústias e mágoas mais íntimas, confiante que seus segredos não serão revelados.
Resgatar então, os nossos animais interiores do dilúvio do inconsciente, é aceitar as diferenças e aprender a viver na diversidade. É fazer despertar a consciência dos nossos limites físicos, emocionais, espirituais com a certeza de que caminhamos no ciclo evolutivo do aperfeiçoamento para um dia vibrarmos com todas as criaturas do universo no espírito do amor.
Podemos usar a força de um tigre para lutar na defesa dos nossos ideais, a memória de elefante para lembrar dos propósitos divinos da natureza humana em busca do convívio comunitário, fraterno e feliz. Usar a prudência das serpentes que se arrastam e se cuidam para não serem pisadas, como modelo para os nossos negócios e empreendimentos. Podemos ser simples como as pombas para um convívio sem vaidades, teimosos como as mulas na manutenção dos nossos objetivos e metas.
Quem sabe, buscar nos macacos a inspiração para ser alegre, brindar a alegria de viver em comunidade como as abelhas, alegrar a nossa criança interior no convívio junto ao grande e livre zoológico que há em cada ser humano, apesar do individualismo cada vez mais consumista do mundo globalizado?
Cada animal tem seu papel sagrado e revelador da identidade humana, como na história da tradição européia dos tempos dos castelos medievais, de um menino que é enviando por seu pai a percorrer o mundo para aprender alguma coisa. Ao retornar para casa, depois de muitos dias o pai pergunta;
- O que você aprendeu filho?
- Pai! Aprendi a fala dos latidos dos cães. – Respondeu o menino entusiasmado.
O pai, cheio de racionalidade e sem se importar com as descobertas do filho, fica extremamente aborrecido porque "saber sobre os latidos dos cães" é uma perda de tempo e esta arte de nada adiantará para dura realidade da vida.
O menino parte novamente pelo mundo em busca de sabedoria.
Depois de muito andar na sua peregrinação, um dia encontra um castelo, onde deseja pernoitar.
Infelizmente o dono do castelo diz que ali não há lugar para ele, exceto na torre, onde existem cães ladradores selvagens, que já devoraram mais de um.
O menino é corajoso e não tendo outra escolha, consegue alguma coisa para comer e sobe altivo e determinado à torre. Lá, ele fala amigavelmente com os cães ladradores, graças aos seus ensinamentos anteriores quando peregrino pelo mundo.
Os cães falam com o menino e ainda dizem que são ferozes só porque guardam um tesouro, e que eles têm medo que alguém roube o valioso tesouro.
Após um diálogo estabelecido com sinceridade e franqueza, os cães ladradores mostram-lhe os caminhos para o tesouro, e ajudam-no a desenterrá-lo.
Nesta breve história, aprendemos que a descoberta dos nossos tesouros, passa pelo diálogo com as nossas dores, aliada a nossa capacidade de vencer os medos reais ou imaginários.
E que onde está o nosso medo, doença, dor, pode estar também o nosso tesouro. Eles são os cães selvagens que ladram dentro de nós clamando por revelar tesouros escondidos. É preciso ter a coragem de dialogar.
Eles não cessam de ladrar enquanto não lhes damos atenção. Que sempre existe uma proposta de diálogo em cada dor humana. É preciso saber usar a linguagem adequada para servir de alavanca na direção dos nossos ensinamentos de sabedoria, o verdadeiro tesouro.
A mídia, sabedora do poder da comunicação visual dos animais, explora muito bem este assunto.
Nos comerciais de TV, podemos citar o cachorro "salsicha" dos amortecedores COFAP, o macaquinho (mico) das conexões de PVC TIGRE, a vaquinha da NESTLÉ, entre tantos outros.
Na Bíblia Sagrada, há o relato de que Jesus nasce num estábulo, entre animais e existem mais de seiscentas passagens que utilizam animais, como as citadas abaixo, extraídas do livro Provérbios (30; 24-31):
"No mundo existem quatro seres pequeninos que são mais sábios do que os sábios: as formigas, povo fraco, mas que recolhe comida no verão; as ratazanas, povo sem força, mas que mora nas rochas; os gafanhotos que não têm rei, mas avançam todos em ordem; as lagartixas que se pode pegar com a mão, mas penetram até em palácios de reis".
"Existem três seres com belo porte, e um quarto de andar imponente: o leão, o mais valente dos animais, que não recua diante de ninguém; o galo empinado diante das galinhas; o carneiro que vai a frente do rebanho; e o rei que chefia seu exército"
Dos quatro evangelistas, três estão associados ao simbolismo animal: João, a águia , Lucas ao boi e um dos mais famosos, o leão de São Marcos.
Até países, times de futebol, partidos políticos, profissões e literatura, utilizam a força simbólica representada pelos animais.
Cada ser humano carrega latente em seu íntimo toda a sabedoria do universo. O poeta americano Walt Whitman nos legou uma frase maravilhosa e emblemática sobre este tema: "Eu sou contraditório, eu sou imenso. Há multidões dentro de mim".
Há multidões dentro de nós, não só de animais irracionais como também de homens e mulheres de todas as etnias, os reis e rainhas da criação divina.
Guardamos, no íntimo de cada um de nós, a história milenar do ser humano. Temos um pouco do índio, do negro, do polaco, do anglo-saxão, do açoriano, do germânico e do italiano. E, embora nesta grande diversidade, somos unidade na capacidade de aprender e de descobrir tesouros. E, às vezes, eles estão mais próximos do que pensamos...
***
Julião Goulart, escritor, autor dos livros "Aprendendo com os Animais" - Est Edições Porto Alegre – 2004, "Maria Cegonha Ah! Se eu fosse você..." EST 2006, "Contador de História" - UFSC - 2008 e "Otimização da Memória com Dominó" - UFSC 2007

Comentários

  1. Olá, encontrei seu blog procurando pelo título de um que acabei de criar (Dilúvio do Inconsciente)

    "Os nosso animais interiores precisam ser salvos do dilúvio do inconsciente, que simbolicamente, significa tomar consciência da realidade que nos cerca..." Muito bom!

    Parabéns pelo trabalho Julião!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bruxas ou Fadas? E a responsabilidade da escolha. *

“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o...”. Nietzsche - Filósofo alemão Crescemos ouvindo histórias de bruxas e fadas. É claro que as fadas estavam sempre associadas aos adjetivos mais doces e positivos: boazinha, madrinha, encantada e com capacidade de resolver por nós, até os mais difíceis problemas. Mas, parando pra pensar, será que isso é bom? Agora vejamos as bruxas, aquelas figuras más, que não ajudavam em nada, não faziam os nossos trabalhos quando estávamos sobre carregados - destas - queríamos distância! Assim, sem que tivéssemos consciência, fomos nos acostumando à ajuda de alguém que sempre assumia o papel

Lua cheia e a Lenda do Coelho

Ao sair para caminhar percebi a lua cheia no céu claro e iluminado por ela. Foi possível ver o perfil de um coelho que os orientais afirmam existir na lua cheia. A Lenda do Coelho Segundo a história budista, num certo dia um velho senhor pediu comida para um macaco, uma lontra, um chacal e um coelho. O macaco colheu frutas e trouxe para o velho senhor, a lontra trouxe peixes e o chacal, um lagarto. No entanto o coelho não trouxe nada, pois as ervas que constituem a sua alimentação não eram boas para os humanos. E então o coelho decidiu oferecer seu próprio corpo e se jogou no fogo. Porém o corpo do coelho não se queimou, pois o senhor era uma divindade que observava tudo na terra. E para as pessoas lembrarem do sacrifício do coelho, o homem desenhou a imagem do coelho na lua cheia. Diz a lenda que só os apaixonados pela vida conseguem ver o coelho, e que a lua cheia não é só dos poetas e daqueles que se entregam ao amor...

A árvore dos sapatos *

 A árvore dos sapatos   (Do livro Contador de História, Julião Goulart, Editora UFSC 2009, p.22)  História de Mia Couto que transformei em roteiro para  teatro  " O contador de histórias e a árvore dos sapatos" ,  peça que foi encenada em três temporadas, 2009,2010 e 2011, nos teatros da UBRO, UFSC, UDESC e TAC, recontada abaixo: "Muito longe daqui, no Sul da África, não muito tempo atrás, vivia uma tribo que não usava sapatos. Pra quê sapatos? Se a areia era macia, a grama também. Mas às vezes as pessoas tinham que ir à cidade. Para resolver um assunto, um negócio de cartório, hospital, ou receber dinheiro ou até mesmo ir a uma festa. Aí eles precisavam de sapatos, e era um tal de pedir emprestado, que nunca dava certo. Foi aí que o velho mais velho da vila que, como tantas vezes acontece, era também o mais sábio   resolveu o problema. Ele abriu uma tenda de aluguel de sapatos bem na entrada da vila. Instalou-se à sombra de uma grande árvore, e em seus galhos pendur